Arquitetura sul africana - Luyanda Mpahlwa

Aproveitei a Copa do Mundo para pesquisar um pouco sobre a arquitetura da Africa do Sul. Assim como no Brasil existe um monopólio de informações sobre o eixo Rio-São Paulo, a arquitetura africana tem muito pouco espaço na maior parte das nossas revistas e literatura arquitetônicas.

Uma das páginas que pesquisei é sobre Luyanda Mpahlwa, sócio da MMA Architects, na Cidade do Cabo, na Africa do Sul. Eles são responsáveis por um projeto inovador de habitação em Township, que recebeu o Curry Stone Design Prize, um prêmio de U$ 100.000 dedicado aos designers que planejam soluções para populações pobres. Seu projeto de habitação premiado, iniciada pela organização sul-Africano, Design Indaba, a pioneira de novas soluções de habitação acessível, possui paredes exteriores composta de sacos de areia.

O arquiteto sul africano Luyanda Mpahlwa passou duas décadas na prisão e no exílio em função de suas atividades anti-apartheid. Ficou aprisionado na Ilha de Robben, complexo penal onde Mandela ficou preso por longos anos. Graças a Anistia Internacional conseguiu exílio na Alemanha onde retomou seus estudos de Arquitetura e hoje sua empresa tem ganho reconhecimento internacional para seus projetos, tanto em seu pais como no exterior. Ele também foi consultor técnico para a construção de estádios para a Copa de 2010, a primeira em continente africano.

"Eu estava em Berlim durante um tempo quando a Alemanha estava passando por uma transformação", lembra Mpahlwa, que permaneceu na capital, após receber seu diploma de arquitetura. "Havia tanta coisa acontecendo, você podia até escolher o tipo de projetos que queria trabalhar”. Sua experiência em um campus dos edifícios da embaixada dos países nórdicos se provou muito útil. Depois de regressar à África do Sul e criar seu escritório, foi o responsável pelo projeto da embaixada de seu pais em Berlim. Segundo ele, no projeto «há fortes influências européias e americanas e ainda não são muito profundas as experiências culturais de como os povos indígenas têm articulado seus espaços." O resultado de construção de 50.000 metros quadrados, concluída em 2003, expressa a diversidade da África do Sul mediante a incorporação de materiais locais, como arenito da região de Mpumalanga, e ofícios tradicionais, tais como arte rupestre, esculpida em madeira, metal forjado e cestaria. Uma antiga técnica de construção em escultura de barro para criar murais foi reinterpretada de forma moderna. "Esta arte tem sido transmitida ao longo de gerações de mulheres. Nós encontramos algumas que estão ganhando a vida com a realização da tradição e as trouxemos a Berlim. Sua presença no canteiro de obras criou sensação, ninguém tinha visto em Berlim mulheres em andaimes antes. "

"Foi sempre minha intenção de voltar à África do Sul e contribuir para a construção e desenvolvimento do meu país", diz Mpahlwa, que se considera ser um dos "afortunados".
Fonte

Luyanda Mpahlwa com o projeto de sua empresa de habitação no distrito de Mitchell's Plain, que venceu a edição inaugural Curry Stone Design Prize  



Luyanda Mpahlwa
MMA Architects 'embaixada Sul Africano em Berlim
Fotografia © Wieland Gleich (superior); © Reinhardt Gerner (acima).

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros