Bom, bonito e barato

Vários clientes me pedem sempre propostas ou alternativas que sejam boas, bonitas e baratas...


E essa é a função do arquiteto, achar as melhores soluções que se coadunem sempre com as possibilidades financeiras de quem vai pagar por elas: o cliente. 



Mas cabe aqui uma ressalva. Barato nem sempre quer dizer o que custa menos. Na minha experiência de vida pessoal e profissional já aprendi que aquela alternativa muito mais baratinha na maior parte das vezes não dura, não resolve e acaba saindo bem mais caro.  


Isso não quer dizer que não se possa fazer economia. É uma questão de bom senso, escolha de boas marcas, duráveis e que não vão custar muito em manutenção. Em geral as boas marcas da praça já dispõem de linhas econômicas que fazem a mesma função, são bonitas e custam um terço das alternativas mais luxuosas. 

Escolher uma peça de design famoso também pode se encaixar dentro desse conceito. É preferível fazer uma ambientação minimalista, com pouco e bons móveis e uma peça boa (que pode ser garimpada em ofertas) a entulhar a casa com móveis daquela liquidação....


E o planejamento para quem tem orçamento curto é mais que fundamental. Afinal quem tem bastante dinheiro até pode se dar ao luxo de errar, mas quem tem que fazer o seu bolso render não.   

Comentários

  1. É isso mesmo.
    Total Lucidez.


    Um Lindo Dia!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. É isso aí!

    Economizar é bom, mas também é preciso um olhar holístico!

    Na construção civil, por exemplo, estima-se que apenas 20% do custo está na construção do edifício, os 80% restantes serão dispendidos durante a vida útil da edificação, na forma de contas de luz, água, manutenção, etc...

    Portanto um bom projeto que exija pouca manutenção, garanta conforto térmico por meios passivos, e boa iluminação natural, mesmo significando maior investimento, também se traduzem em grande economia final.

    Tomando alguns cuidados no projeto, não é difícil reduzir as despesas mensais em 50%, é o mesmo que baratear o custo total da edificação em 40%!

    Abraços,

    Oscar Müller

    ResponderExcluir
  3. Grande colega Oscar !

    Tuas contribuições sempre são expressivas e com excelente conteúdo. Sem dúvida, um bom planejamento e projetos significam economia e das boas, por muito tempo.
    Abraços

    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros