Garimpando materiais - Madeira ? Não, casca de arroz

Existe uma grande tendência hoje em usar materiais que aparentem madeira. Cerâmicas, laminados, pisos vinílicos estão por aí para mostrar que existe um mercado em potencial para usar algo que pareça madeira, tenha suas vantagens de aconchego e beleza, mas sem as suas desvantagens como a manutenção, apodrecimento, aparecimento de cupins e fungos, além do aspecto ambiental.


Um dos materiais que estão surgindo são as madeiras fakes, algumas chamadas de eco materiais outras de madeiras plásticas, de acordo com o material com que sejam feitas. 


Eu estava procurando justo por esse tipo de material e, garimpando na net e jornais, descobri aqui em Porto Alegre uma empresa que fabrica um material bem interessante e alternativo, o Newood. É fabricado, segundo o site, a partir da transformação de matérias-primas reaproveitáveis naturais ou não, e de materiais recicláveis como resíduos e fibras vegetais". E um dos principais componentes é a casca de arroz (material abundante em um estado produtor desse grão). Pode ser usado de variadas formas : revestimento de paredes, pergolados, deck de piscinas, bancos, enfim, o que a gente se dispor a criar com as réguas que tem 14 cm de largura e dois tamanhos : 3 e 5 metros.


Antiderrapante, leve, imune a cupins com alta durabilidade, absorve pouquíssima água (1%), é um material a ser analisado e testado para nossos ambientes externos. Hoje mesmo passei por uma rua com vários bares com pisos de madeira, e com o passar do tempo eles vão ficando feios, exigem tratamento. Além de que nem sempre podemos checar se a madeira usada é certificada. Enfim, um material a se testar.   





Fotos www.lozani.com.br
E eles tem também um produto que pode ser usado entre outras coisas, para fazer embalagens, também com casca de arroz, o Newpellet. Vejam um exemplo abaixo, também retirado do site da empresa. Um diferencial para a empresa que for usar, já vai mostrar uma responsabilidade ambiental.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros