Trabalhador merece bom ambiente - é mais saudável

Fonte
Seja em casa, seja nos escritórios, trabalhadores merecem um ambiente bonito, funcional e criativo. 

A funcionalidade é sempre um dos primeiros itens a levar em conta. De nada adianta ter um ambiente "up to date", se ele não for prático, se você perder tempo procurando coisas que devem estar a mão. E pior, se ele agravar ou criar problemas de saúde por não levar em conta parâmetros como iluminação adequada, ergonomia , mobiliário correto e se não forem feitas pausas para descanso.
Fonte
Um ambiente criativo e ergonomicamente correto ajuda a elevar a produtividade e pode reduzir acidentes causados por uma falha de análise das condições de trabalho.   
Fonte
Mas não apenas nas empresas. Quando trabalhamos em nossas casas devemos estar atentos à nossa postura, à iluminação que dispomos, ao ambiente que criamos para que nossa saúde não fique comprometida.
Fonte


Fonte
 Há vários sites que alertam para as posturas e o que devemos verificar nos ambientes de trabalho. Abaixo um ilustração típica. Mas elas em geral se referem a estações de trabalho que estão ficando obsoletas. Muito de nosso trabalho hoje é feito em tablets e smartphones que trarão consequências danosas ao nosso corpo no futuro se não estivermos atentos. Quem de nós não ficou torcido usando um desses aparelhos? 
Trabalho
Fonte
Fonte


Aqui uma reportagem que fala sobre Postura correta para tablets
me pareceu bem interessante, mas não sei se teremos disciplina para estar atentos às posturas corretas...mea culpa. Por isso achei bem interessante esse Kit Macaco aí de cima. Gostaria de testá-lo para ver se funciona...Pela rápida pesquisa que fiz, há outros no mercado, mas esse me pareceu em principio o mais barato que vi. Não é uma recomendação, é apenas um alerta para que procuremos uma maneira de continuar a utilizar a tecnologia com inteligência. Principalmente porque nossas crianças as estão usando - e já viram a postura que elas ficam? Ou vamos enriquecer os fisioterapeutas e médicos da área no futuro, ou procuramos um paliativo desde agora.

  • Sempre tenha apoio dos cotovelos a noventa graus;
  • Sempre tenha o tablet a altura dos seus olhos, tomando o cuidado para não estar nem acima e nem abaixo para evitar desconforto muscular;
  • Tenha sempre apoio das costas para evitar sobrecarga e curvar os ombros pra frente;
  • Se possível, use teclados bluettoth para facilitar a digitação, caso não tenha teclado, opte por colocar o tablet em uma inclinação de até 20 graus, o que recomendo no caso do iPad, é o uso da smartcover;
  • Diminua o brilho, evite a fadiga ocular e dores de cabeça;
  • Caso tenha necessidade de passar horas a frente do seu tablet, alongue a musculatura dos braços, coluna e pernas, melhorando a circulação e oxigenando a musculatura.
  • Se permanecer muito tempo sentado, mexa os pés em diversos sentidos, evitando o edema nas extremidades;
 

Leia mais sobre ambientes de trabalho AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros