Feng Shui e a Arquitetura - Tem lógica?

Não, esse não é um post que vá tecer um longo parecer sobre o Feng Shui. Uma, e principalmente, porque esta blogueira e arquiteta não detém conhecimentos sobre essa arte chinesa. Mas esta mesma arquiteta já foi bem mística ( e na verdade ainda continua sendo em algum lugar recôndito de sua mente). Já tive minha fase de estudar astrologia, já usei baralho cigano para ler as cartas para amigos (!) e não abro mão de uma consulta virtual no tarot online de vez em quando. E sim! Li o I Ching e joguei muita moeda para entender passagens de minha vida. Mas a bem da verdade, nunca usei nada disso em meu trabalho profissional. Nada contra, tenho o maior respeito por quem usa, mas nunca me especializei o suficiente para isso. Pelo que eu saiba o Feng Shui é bem mais que posicionar um Baguá sobre uma planta e jogar adornos, cores e elementos. Por isso quando achei essa postagem nesse site falando sobre a lógica do Feng Shui na Arquitetura o achei bem interessante. Começando pela definição

"Feng Shui se traduz literalmente como "vento-água" em inglês e é a arte chinesa ou a prática de posicionamento de objetos ou estruturas, de modo a harmonizar-se com as forças espirituais.Baseia-se na crença de padrões de Yin e Yang e o fluxo de energias (Chi), que têm efeitos positivos e negativos. A prática geralmente influencia a orientação, colocação, ou arranjo."

O que o pessoal do Build LLc fez foi elencar dez princípios do Feng Shui que se coadunam com a sua visão e prática de Arquitetura. São eles:

1. A proporção casa ideal é a quadrada, seguida pela retangular. Cá entre nós , isso eu também aprendi em uma aula de economia de construção no mestrado. Com a ressalva que a mais econômica seria a forma redonda. Mas como essa última é mais difícil de ser trabalhada internamente, realmente as formas quadradas e retangulares são mais adequadas em termos construtivos e de aplicação de materiais. Ponto para os chineses!




2. A entrada da casa deve ser limpa, livre de empecilhos e sempre bem conservada. Numeração claramente visível (parece óbvio, mas vai perguntar para os taxistas o sufoco que é achar certos números...no meu próprio edifício é preciso ter olhos de lince para ver o número de tão pequeno e escondido). Em suma, como é o espaço de apresentação da casa e o que vai receber você e os visitantes deve evocar energia positiva.

3. A qualidade da porta de entrada, determina a qualidade da energia que entra na casa. Achei bacana isso. Uma porta sólida, bem marcada, com uma cor positiva gera uma boa energia. Gostei.

 

 4. As áreas de descanso devem ser mantidos separadas das áreas de trabalho. Aí encrencou nos dias de hoje. Eu também sempre li que não se deve dormir em local com muitos elementos eletrônicos, que a energia gerada não é muito boa para a gente. Eu pessoalmente não gosto de dormir no local onde trabalho. E o que o site sugere é se use elementos físicos e/ou psicológicos para fazer essa separação.

5. Deve haver um lugar para tudo. Ou seja: Organização para que a energia possa fluir. E os pensamentos também. E organizar é uma questão de método. Até com caixotes se consegue montar uma bela prateleira para fazer isso. 



6. Energia estagnada deve ser liberada. Esse item tem tudo a ver com o quinto. Livre-se de tudo o que não utiliza e não funciona. Libere. Não estrague o seu Chi.

7. Luz e muita ventilação natural na casa. Janelas grandes, ventilação cruzada. Uma lição fundamental da arquitetura. 




8. Os autores ressaltam que de acordo com os fundamentos do Feng Shui a cama deve ser orientada de acordo com o seu número Kua e com o que a pessoa está tentando alcançar na vida (riqueza, amor, felicidade), mas segundo a experiência deles "a maioria das pessoas simplesmente gostam de acordar com o sol". (Eu sou uma delas). Então deixe a cama de tal maneira que o sol da manhã lhe encontre suavemente.

9. Evite cantos afiados ou objetos salientes que apontam para áreas de descanso. Muito sábia essa recomendação. Evite tudo o que dificulte a harmonização e ambientação de um ambiente. Ângulos de 45º podem ficar interessantes em uma planta, mas experimente comprar móveis em lojas para eles...Sem contar que cantos salientes em moveis sempre podem causar acidentes desagradáveis. 


10. O centro de uma casa deve estar vazio para que a energia circule corretamente. Gostei disso também. 


Vejam AQUI esse exemplo de loft que incorporou inspiração no Feng Shui em sua reforma. Podemos ver muitos dos 10 princípios acima nos espaços.



 Fotos - Pinterest - Feng Shui

Garimpando Blogs - Build LLC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros