Luz do dia em qualquer lugar? Mesmo no porão?

Uma imagem sempre marcante na história da arquitetura e dos prédios é luz entrando. E é também um dos desafios mais instigante a resolver em projetos e reformas. Como trazer a luz do dia para dentro de alguns espaços ?

Pois agora existe um estudo para desenvolver um sistema de luz do dia sintética usando LEDs. Seu nome é CoeLux e é projeto do físico Paolo Di Trapani, da Universidade de Insubria.  

Olhando as fotos parecem renders de projetos arquitetônicos, aquelas maquetes visuais que a gente apresenta aos clientes e que aceitam tudo. Mas não. São mostras de que esse sistema pode realmente simular não apenas a luz, mas todo o seu movimento pelo céu, reproduzindo inclusive cenas como se estivéssemos no mediterrâneo por exemplo.  
Dizem os fabricantes que a luz gerada por esse sistema se aproxima muito da natural, sendo uma luz dita quente. Como fazem isso?

"Usando materiais nanoestruturados - materiais fabricados com saliências, rugosidades ou outras características com dimensões na faixa dos nanômetros - eles criaram um sofisticado sistema óptico que recria os efeitos da luz natural.

Para isso, a luz originalmente produzida pelos LEDs passa pelo sistema óptico, que mede alguns milímetros de espessura, onde são simuladas a difusão e as interferências que a atmosfera gera na passagem da luz solar - um processo conhecido como dispersão de Rayleigh, responsável, entre outras coisas, pela cor azul do céu." (Fonte)
 
O sistema que tem forma plana e pode ser usado em janelas ou imitando claraboias no teto tem inúmeras possibilidades de uso. Além dos óbvios em decoração de interiores, os mais importantes ao meu ver são nos ambientes hospitalares (quem já entrou em CTIs sabe bem do que estou falando), em estações subterrâneas e para todas as ocasiões em que as pessoas tenham que ficar e/ou trabalhar longe da luz do dia. 

Eu sou particularmente uma pessoa movida à luz do sol, dias nublados me trazem uma sensação de melancolia imensa. E modernos estudos já estão pesquisando a ação da luz como medicamento.
Não que um sistema desses substitua a verdadeira luz do sol. Longe disso. Mas ajuda bastante nas situações em que ela não é possível de ser obtida e a única solução é a iluminação artificial. 

Vamos combinar, uma janela com iluminação tropical pode ajudar a criar um ambiente mais alegre em um local sombrio, não é verdade?

Fonte
Fotos - Coelux

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros