Quando o ciúme se encontra com a Arquitetura - Gelosias

Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum. (Roland Barthes)
Fonte
Espaços permeáveis, separações de funções por elementos vazados de diferentes texturas e materiais. As chamadas gelosias. Em tempos de antanho serviam para proteger as senhoras e senhoritas do olhar dos homens que não eram da família. 

Pinterest
No Brasil sempre soube que tinham origem na cultura árabe, onde os famosos muxarabis, as janelas com treliças fechadas de madeira, escondiam as belezas femininas e afastavam as mulheres da tentação da traição (isso devia ser o pensamento dos homens ciumentos da época).

Fonte
O nome acabou por denominar também aquele sentimento danado, o ciúme: “gelosia”, em italiano, “jalousie” em francês e “jealousy” em inglês, entre outras.

"Tanta gente canta, Tanta gente cala
Tantas almas esticadas no curtume
Sobre toda estrada, sobre toda sala
Paira monstruosa
A sombra do ciúme."
(Caetano Veloso )
Fonte
Gelosia : Grade de ripas de madeira cruzadas. O mesmo que rótula, quando veda vão de janela. (fonte)

Fonte
Das antigas treliças das famosas gaiolas árabes herdamos variadas adaptações que, sem ter a mesma função de resguardar sentimentos de posse e resguardo sobre pessoas, continuam a ter a função de proteção. Há quem faça a relação entre as antigas gelosias e o moderno uso de grades em nossas casas modernas. 

Fonte
 Mas nem só desse tipo de proteção vivem as modernas gelosias...Quais funções ainda mantém em nossos dias? 

Fonte
A permeabilidade de luz e entrada de ar, uma integração entre espaços internos e externos e uma integração visual com o exterior.

Fonte
Muitas vezes são usadas também como elementos de separação de funções, como o mostrado na primeira figura, em que pedaços de canos de PVC formam uma divisória em um banheiro. 

Fonte
São elementos muito interessantes para enriquecer fachadas, ajudando a criar micro climas mais agradáveis, já que servem como proteção ao sol.
Fonte
Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades. (Miguel de Cervantes)

Interessante como a a Arquitetura espelha a vida e a cultura dos povos e como os sentimentos gerados nos deixem heranças construídas que transformem paixões e medos em poesias e belos espaços. É fascinante e talvez seja um dos traços que a tornem uma profissão tão admirada por tantos. 

Fontes - http://alexcastro.com.br e http://au.pini.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros