Patrulhamento - não caia nessa

Windows
Acompanhando os inúmeros comentários em redes sociais, jornais e sites vejo que algumas pessoas concordam em um ponto, em meio ao mar de divergências que vivemos nos tempos atuais: A imensa intransigência que perpassa no comportamento de quem, em vez de argumentos, usa de paixões extremadas em forma de xingamentos e estranhamentos para com quem não pensa exatamente como eles. Dos comentários aos atos nas ruas vemos que essa rigidez revela um comportamento que eu chamaria de patrulhamento. 

Estranhamento pelo diferente é algo normal. Diria que nosso condicionamento cultural nos leva a ter um olhar diferenciado sobre o que não é comum. Se esse olhar vai se transformar em repúdio ou fascinação e vontade de saber mais, vai depender do que? 

Não sou psicóloga e nem estudiosa do comportamento humano para discorrer sobre teorias que nem cheguei a estudar. Mas....tenho alguma experiência de vida para notar que o estranhamento do adulto se difere um pouco do da criança. Talvez os primeiros sejam mais condicionados a rechaçar de cara do que os pequenos....

Strange quote
Não pense que isso aconteça apenas com preferências ideológicas ou clubistica. Ou mesmo de comportamento. Na estética isso se vê com frequência. O que é normal? O que é elegante? O que vai cair no agrado de todos? 
Divisória Gesso
A resposta? Nada! 

Nada nunca vai agradar a todos. Ponto. E quando agrada uma chamada maioria nem sempre agrada a gente. Ou essa maioria nem sempre é maioria numérica, mas apenas aquelas pessoas que detém maior poder de comunicação. Por isso sempre falo aos clientes quando ficam temerosos em expor opiniões e querendo saber a minha opinião sobre o que é correto para suas casas....quem sabe o que lhe cai bem é você. Eu posso auxiliar em toques e maneiras de harmonizar o SEU gosto. 
Color Door
E sabem porque isso me chama cada vez mais a atenção? Porque vemos cada vez mais coisas e pessoas com cara de todo mundo. Ou melhor, cada vez mais as individualidades, as personalidades se destacam. Ter cara e voz própria. Ter opinião sua, embasada em sua experiência e vontade. Isso aliado ao estudo, à pesquisa e ao aperfeiçoamento constante, fazem pessoas interessante e produtos que marcam. E são cada vez mais raras.
Strange Chair
Nesses tempos em que vivemos liberdade - e só quem questiona isso é quem não viveu nos tempos em que ela não existia - a pior forma de se podar é dar voz à autocensura. Talvez a isso as pessoas chamem de ditadura. O patrulhamento que sentem sobre si. De grupos. De formadores de opinião. Da sociedade. Do governo. Da família, igreja, amigos.  De si mesmos. 

A receita para superar isso? Não sei. A minha é preservar a minha liberdade interna. Ideologias, tendencias, gurus, fórmulas são boas como referências. Não como verdades absolutas. Questiono mesmo as minhas verdades, que dirá a dos outros.

Então fica a dica: patrulhamento, não caia nessa. Nem sobre você, nem sobre os outros.

Henfil - Bode Orelana

Imagens: Google e Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros